Menu

domingo, 23 de junho de 2013

Dia-a-dia não turístico em Koblenz - Alemanha

Após já termos realizados algumas viagens, vamos começar a postar sobre elas, mas isso nos faz primeiramente contar um pouco sobre onde estamos morando. Vamos deixar a parte da história da cidade um pouco pra depois, a qual queremos ir contando aos poucos.
Koblenz é uma cidade relativamente pequena. O trânsito vira um caos às 18hrs quando a maioria dos expedientes acaba. O trânsito fica tão caótico que um trajeto que leva 15 min em um horário normal, no horário do rush tu leva 20 min (é esse é o trânsito máximo aqui hahahahaha).

Um dos acessos ao rio Reno

Vista do rio depois que atravessa o acesso acima

A cidade em si é muito limpa e muito organizada (padrão alemão). Koblenz é uma cidade ótima para quem é acostumado com Porto Alegre, porque ela não tem praia, mas tem rio (dois, ainda por cima) tem estádio de futebol (um time azul e um vermelho) e muitas praças e parques.

Uma rua qualquer em Koblenz...
Uma coisa que notamos e já estamos aderindo aqui, é que quando o sol resolve aparecer, os shoppings, academias e pubs ficam vazios durante o dia, tudo porque não se pode perder a chance de aproveitar o calor, já que o sol forte dura um mês, talvez dois. E é isso que fazemos quando tem sol, nada de ir para academia, pegamos as bicicletas e saímos para pedalar na beira do rio, comemos sorvete, tomamos chimarrão e rimos das coisas estranhas que presenciamos.

Uma vez passamos por uma praça cheia de crianças brincando peladas na água (nessa praça tem tipo aqueles regadores de grama que ficam esguichando água pra tudo que é lado) estava a maior festa. Claro, não há nada de errado com isso afinal são crianças. Nada de errado, se não estivesse 20 graus na rua como estava, a Rita estava de casaco e as crianças peladas. A água que as crianças brincam é quente, mas mesmo assim o vento que tinha na rua daria para pegar uma gripe fácil. Foi assim que nós começamos a perceber que quando tem sol, os alemães estão aproveitando.

Cena comum de ver nas tardes de sol são pessoas “lagarteando” no gramado na beira do rio Reno, igual no Sul do Brasil, claro que com algumas diferenças de hábitos. Aqui agente nota que bastante gente leva  mini churrasqueiras portáteis (que eu acho até que são descartáveis) para o gramado e fazem o seu “Bratwurst” que é churrasco de linguiça (um salchipão com grife).  Tem pessoas que levam aqueles narguilé para fumar alguma coisa que tem um cheiro doce e enjoativo e que nem deve dar um “barato”. Agora todos eles com o seu fardinho de “long neck”  (cada um com o seu) do lado e bebendo aquilo já quente. Lógico que alguns goles depois surgem vontades malucas (em alguns) de pular no rio para nadar, ainda mais com o “calorão” de 19 Graus.

Slack line e Frisbee (disquinho verde)

Alemoada lagarteando...

Falando em churrasco, logo que chegamos fomos convidados para um churrasco (uma iniciativa muito legal para socializar com as pessoas na universidade professores, secretárias, alunos, alunos visitantes..). A ideia era que cada um levasse alguma coisa para contribuir, a Rita pensou em levar batatas para fazer a salada de maionese (churrasco tem que ter salada de batata). Até aí tudo bem, tirando o fato de que fomos ao churrasco e as batatas não contribuíram com nada (inclusive ficaram lá sem dono e querendo um voluntário para ficar com elas). O churrasco alemão é linguiças no meio de um pão com algum catchup, mostarda ou maionese. Foi um choque, mas é bem gostoso...é bem o nosso salchipão, como podem observar na foto.

Bratwurst: Salchipão com grife
Aqui em Koblenz também tem ciclovia para tudo que é lado, e onde tem ciclovia tem bikes. Agente nota aqui que a metade das pessoas que andam de bicicleta são idosos, mas idosos mesmo. Como a cidade é praticamente toda plana, pequena, cheia de ciclovias e os carros respeitam muito os ciclistas, ela é muito convidativa a pedalar. Eu e a Rita fazemos tudo de bicicleta aqui, exceto ir para as aulas. Nós estamos aos poucos nos acostumando com o jeito europeu de andar de bicicleta, eu ainda atravesso a rua em qualquer lugar, ando na contra-mão, ando fora da ciclovia e atravesso a rua com o sinal fechado para as bicicletas. Qualquer coisa eu grito “yo soy argentino” e torro o filme deles rsrsrsrsrsrsrsrs.

Atravessando a rua na ilegalidade...
 Brincadeiras a parte, realmente essa é uma parte bem difícil de acostumar. Não atravessar o sinal quando ele está fechado para pedestre e sem carro algum na rua vai  contra a minha “veia brazuca”. Às vezes parece que o sinal está fechado pra todo mundo (ou talvez esteja mesmo..sei lá), o fato é que fica todo mundo parado, carro, pedestre, ciclista...nada acontece kkkkkk). Outra coisa também que nos "incentiva" a respeitar é o fato de que se atravessamos na "ilegalidade" quem está do outro lado fica olhando de um jeito como se o infrator tivesse chutando um cachorro indefeso na rua..ou até mesmo usando uma camiseta com a foto do Hitler dizendo Meu herói! ... é bem intimidador, acreditem!!!
 As pessoas que eu conheço que são de outros países da Europa falam que nunca viram isso e também contam que no seu país, se não tiver carro perto eles atravessam a rua mesmo com o sinal fechado para o pedestre. Nós vimos isso na Itália e na Holanda, as pessoas atravessam se não estiver vindo carro, mas aqui não, e nós estamos dançando conforme a música deles porque afinal, nós que somos os convidados e temos que respeitar o dono da casa. Isso com certeza deixa o trânsito mais seguro para os pedestres, mas também mais lento, porque um trajeto aqui de casa até o shopping que leva 15 min caminhando, com as sinaleiras pode levar 25min. Agora tudo isso cai por água, quando estamos atrasados ou está chovendo, porque ai não tem essa de esperar sinal abrir, não tem “querer” ser alemão, se não tiver carro agente atravessa, porque aí a pressa fala mais alto e a pressa é inimiga da perfeição.

Nos próximos posts vamos contar mais um pouco do dia-a-dia em Koblenz - o que eles fazem nas horas vagas e nos dias quentes- também da parte turística de Koblenz e nossas viagens pela Europa..

A propósito, aproveitamos para avisar que tentaremos manter a frequência dos posts todo sábado  ou máximo domingo, exceto quando estivermos viajando :)

1. Adorei o dia-a-dia da Rita e do Fill em Koblenz! Adorei o banho das crianças no chafariz (a Rita de casaco como sempre! Imagina no inverno!! hahaha) Destaque para o salchipão com grife!! Muitoo boa!

Vocês são um exemplo de estrangeiros! Achei linda a colocação de que vocês são "visitas". =D