Menu

sexta-feira, 1 de novembro de 2013

Veneza - Itália / Venice - Italy

Depois de um dia inteiro na estrada, eis que chegamos em Veneza. Pegamos um congestionamento devido algumas obras na pista, mas foi coisa pouca. Fomos em direção ao aeroporto da cidade, onde iríamos devolver o carro que alugamos lá em Roma. O aeroporto fica fora da cidade, mais ou menos 13 km ao norte de Veneza.
Para devolver o carro, deveríamos primeiramente abastecer ele, para entrega-lo com o tanque cheio. Andamos próximo ao aeroporto e achamos um posto. Na verdade ele parecia estar abandonado, mas mesmo assim paramos nele. Como sabemos que aqui na Europa muitos postos de gasolina é o cliente mesmo quem abastece, nós começamos a tentar. Tarefa que é um pouco difícil na primeira vez, pois nós pagamos, mas não conseguíamos fazer a "bomba da gasolina" funcionar. Não é simplesmente apertar o "gatilho" e a mágica acontece, tem que programar ela na bomba central. Enfim, algo difícil de explicar, mas o que nos ajudou foi que alguns minutos depois, chegou um carro com uma família de ingleses, que também não sabiam usar "aquela bomba", mas tinha experiência nessa modalidade de "abasteça você mesmo". mais de 10 minutos se passaram até que conseguimos abastecer o carro.

Carro entregue com sucesso. Agora como fazer para chegar até Veneza, a noite, e de ônibus. Fomos pedir informação e as pessoas nos aconselharam a ir de "vaporeto". "what a fuck is a vaporeto" ? ´Vaporeto é como se fosse o ônibus da cidade de Veneza. Todos falavam que era o jeito mais fácil de chegar até o nosso hotel, pois carros e ônibus só têm acesso até o início da cidade, e nosso hotel ficava exatamente no outro lado da cidade, ou seja, a caminhada seria longa se resolvêssemos ir de ônibus normal. Mas ai que entra um ponto sério da viagem. A Rita tem um trauma muito grande com barcos, devido a uma experiência ruim que ela já teve, pensamos muito e resolvemos ir ver o "tal vaporeto" para ver se sentíamos confiança ou não nele. Chegamos lá e começou a bater o pavor nela, os olhos encheram de lágrimas, começamos a fazer perguntas para o senhor que vendia os tickets. Perguntas do tipo "balança muito? " "é perigoso?" e etc.
Depois de muito pensar, ela resolveu que iria, até porque já estava noite e nós estávamos cansados. Enquanto ela pensava, nós éramos simplesmente DEVORADOS por uma nuvem de mosquitos.Era realmente impossível ficar parado esperando o tal vaporeto. E ainda por cima o vaporeto que parava na nossa estação já estava lotado e não tinha mais vaga. O próximo levaria uma hora e meia para chegar, então resolvemos pegar um outro que parava umas duas estações antes da que deveríamos descer, e de lá seguiríamos a pé.

DICA MUITO IMPORTANTE :
As ruas de Veneza são muito estreitas, muito mesmo, inúmeras pontes, becos, e caminhos estranhos. Não é nada perigoso, mas o difícil é se localizar lá a noite. Então sempre evite ao máximo chegar lá a noite (se for a sua primeira vez, é claro). Mesmo com um mapa, é muito complicado de se achar lá, e o pior que nós ainda descemos duas paradas antes da que realmente era a nossa, pois o vaporeto iria fazer um caminho diferente a parir dali.
Segunda dica importante é: se você já teve algum problema com barco, não há problema algum em andar nesse vaporeto..é difícil acreditar mas não balança nada...além de ser bem rápido e a paisagem valer a pena :)

Tirando isso, a chegada em Veneza a noite é sensacional, difícil de descrever com palavras, só estando lá mesmo para ter noção. Não conseguimos tirar muitas fotos a noite, porque a camera é muito sensível e qualquer tremida era difícil focar a máquina. Eu disse que o barco não balança a ponto de enjoar mas o movimento dele dificultava as fotos!

Mas essas ficaram legais:

Essa é a ponte mais famosa de Veneza. Diz a lenda que sempre ao passar em baixo dela, o casal deve dar um beijo, para eternizar o amor.

Essa é uma foto do vaporeto que nós tiramos no outro dia embaixo da ponte moderna (que destoava da paisagem)

O dia nem bem amanheceu e nós já estávamos tomando o nosso café da manhã no hotel. A propósito, essa é a rua do nosso hotel. O detalhe interessante fica por conta dos barcos dos moradores que estavam estacionados na frente das suas casas.
Depois do café fomos sair para conhecer a cidade. Começamos a caminhar em direção à tal ponte do suspiro, também queríamos chegar na "avenida" principal da cidade para ver as gôndolas.

Muitas ruas de Veneza são estreitas assim.

O famoso carnaval de Veneza e suas máscaras

As lojas de souvenir em Veneza são muito legais, os preços variam bastante de uma para outra. As máscaras são uma atração a parte. Têm mascaras de todos os modelos, cores e preços. Em algumas lojas é possível achar até fantasias. Os demais souvenir não são tão diferentes dos que achamos em Roma (falando do preço), ou seja, Veneza não é muito mais cara que as demais cidades badaladas da Itália. Talvez só um pouco mais cara em algumas coisas, mas não muito (lembrando que estamos falando de souvenir). Em relação à comida tem para todos os bolsos. Hospedagens são um pouco mais caras do que nas demais cidades turísticas da Itália, as demais coisas não mudam muito.

Após andarmos um pouco, chegamos na praça de São Marco, a única de Veneza, e sem dúvidas onde está a maior concentração de turistas (e onde está o café mais caro do mundo! 20 e poucos euros um café!!!!). Na praça temos a Igreja de São Marco, e também uma torre onde podemos subir e ter uma visão diferente de Veneza. Infelizmente não subimos lá por causa do cansaço.

A uns 5 min da Praça, chegamos em um lugar muito visitado da cidade: A Ponte dos Suspiros. Reza a lenda que antigamente os prisioneiros de Veneza quando eram condenados à forca, eles davam um suspiro (o último suspiro) toda vez que passavam embaixo dela, pois era a última coisa que eles veriam antes da forca (que ficava logo após a ponte).

A famosa ponte dos suspiros.

Hora do rush em Veneza.
Detalhe para a foto da esquerda que as gôndolas estão trafegando na "mão inglesa"

Aqui foi o meu amor que parou o trânsito

Uma das curiosidades de Veneza, na verdade é uma coisa óbvia, mas foge muito da realidade de quem não mora lá. Em Veneza tudo é de barco, tudo mesmo.

Policia

Bombeiros

Taxi

Esses seriam os "carros" de luxo

Tinha também  barco de coleta lixo, e o barco de entregas de encomendas da DHL, que infelizmente não deu tempo de ligar a máquina e bater uma foto.

Chegando ao canal principal da cidade (avenida principal) visitamos a ponte mais famosa da cidade, a Ponte de Rialto. O tráfego de gôndolas, taxis, vaporetos e lanchas embaixo da ponte é um dos maiores da cidade, sendo possível ver de cima da ponte a "confusão" do trânsito marítimo da cidade. Deixando bem claro que o trânsito é confuso só para nós que somos leigos no assunto, pois eles fazem tudo parecer muito simples.

Talvez para algumas pessoas é um pouco difícil de imaginar realmente como são as ruas de Veneza e etc... Nós também não tínhamos ideia, então vamos colocar mais algumas fotos da cidade para vocês.

Ruas de Veneza

Passeios de gôndola

Love's in the air

Aqui vai uma grande dica para quem quer economizar dinheiro. Em Veneza os gondoleiros (marinheiros das gôndolas) ficam oferecendo passeios de gôndolas a 80 Euros (preço mínimo), o que é um pouco caro (ok, na verdade muito caro). Achamos a opção de fazer uma travessia curta, que ao invés de acharmos uma ponte para atravessar o canal principal da cidade, há a opção de fazer esse trajeto com a gôndola, e que custa apenas 2 Euros, é bem rápido o percurso, mas ir a Veneza e não andar em uma gôndola não tem graça.

Sempre ouvimos falar que os canais de Veneza fediam e que de romântico não tinham era nada. A verdade é que tem sim um cheiro característico no ar e que não é de rosas e nem de uma brisa de mar, mas não é nada que abale o brilho e o romantismo da cidade!

E assim se encerra a nossa história em Veneza. Esperamos que tenham gostado, e até o próximo destino.