Menu

domingo, 4 de agosto de 2013

Roma segundo dia (Vaticano) - Itália / Rom - Italy 2-4

O dia nem bem amanheceu e nós já começamos a nos mexer. Levantamos cedo e descemos para tomar um café no restaurante ao lado do nosso hostel. Lá eu tomei o melhor e mais barato cappuccino da minha vida (1,50 Euros). Após o café nós fomos para estação Termini para pegar o ônibus e ir ao Vaticano.
A chaminé aonde sai a fumaça que anuncia o novo Papa

sacada que anunciaram o novo Papa

Quando chegamos ao Vaticano ainda não tinha muita gente, ficamos em um lugar privilegiado na Praça São Pedro, que era aonde o Papa iria passar. Poucos minutos depois a praça estava cheia, e ainda não parava de entrar gente. Enquanto o Papa não aparecia, o tempo virou o protagonista do espetáculo. Choveu, ficou nublado, apareceu o sol, fez muito calor, choveu outra vez, nublou novamente, apareceu o sol de novo e assim foi indo...

Enfim começou o desfile com o “Papa Móvel”. O Papa dispensa apresentações. Como sempre ele foi muito simpático com os fiéis, ele acenou para todos, sorriu, beijou crianças e etc. Igual foi visto ai no Brasil. Mesmo assim, nós estávamos suspeitando da facilidade que seria ver o Papa.  Na hora do desfile tinha muita gente na Praça São Pedro, e nós estávamos bem perto de onde ele iria passar (talvez nós estivéssemos com sorte). Estava fácil demais. Então no meio do desfile começou a chover e as poucas pessoas que estavam na nossa frente (a maioria senhoras idosas) abriram seus guarda chuvas. Ainda era uma garoa e não precisava de tudo isso, até porque o Papa poderia passar a qualquer momento. O engraçado é que tinha um italiano que não deixava por menos, ele gritava “maleducata”. A chuva apertou e junto com ela o “Papa Móvel” acelerou para acabar o desfile logo. Quando ele passou na nossa frente estava chovendo tanto que não tinha como permanecer com os guarda-chuvas fechados, e assim não conseguimos ver ele bem de pertinho, mas o italiano estava lá bem louco e continuava gritando “maleducata”, "chiudi gli umbreli" (fechem os guarda-chuvas), "non siete a casa sua" (vocês não estão em suas casas)..., para as vovozinhas. Foi bem divertido e a gente xingava junto .Após o desfile o Papa deu um sermão de uma hora, e abençoou todos que estavam lá.

esta foi a hora que o Papa passou por nós

Fim da aparição do Papa, e nós fomos para um lugar de Roma que não é muito famoso, mas fica a dica (principalmente para os Gaúchos). Ele está localizado no monte (ou morro) Gianicolo entre o Vaticano e o bairro boêmio Trastevere. Lá tem uma estátua equestre de Giuseppe Garibaldi, localizada na praça de mesmo nome. Mas esse não é o único atrativo do lugar. No monte Gianicolo é possível ter uma vista incrível de Roma e o bom, é que poucos turistas conhecem. Rita eu subimos lá a pé e se não bastasse a lomba que tínhamos que subir, ainda pegamos uma rua errada, e caminhamos muito mais lomba acima, mas valeu muito a pena, a vista é sensacional. Começamos então a descer para seguirmos a nossa jornada em direção as "Piazzas" de Roma. No meio da descida do monte Gianicolo nós encontramos uma outra estátua, e desta vez para a nossa surpresa era a Anita Garibaldi, e também tinha uma praça com o nome dela, onde contava um pouco de sua história ,e onde encontram-se seus restos mortais.

Chegamos então no rio Tevere, e fomos conhecer as praças famosas de Roma, já que deixamos para ir no museu do Vaticano no dia seguinte, pois o Vaticano estava lotado neste dia por causa da aparição do Papa.

Ao fundo da foto está o Castelo Sant'Angelo, o qual nós não entramos por falta de tempo, mas dizem que vale muito a pena ir lá.